13 de jan. de 2011

Sugestões de leituras para quem está começando com o Yoga

Vários alunos ao começarem a praticar yoga nos perguntam por sugestões de leituras sobre o tema. A bibliografia pra quem quer se aprofundar no assunto é extensa, mas se você começa a travar contato agora com o yoga é bom contar com algumas dicas pra não se deparar logo de início com um livro o qual você não consegue passar da segunda página.

Não estamos com isso querendo assustar ninguém, mas como qualquer outra disciplina, o yoga tem um linguajar próprio, faz uso de muitas palavras em sânscrito (língua em que estão escritos seus textos clássicos), e muitas vezes, sem ter o entendimento básico de alguns conceitos, fica difícil avançar numa leitura que exige certos conhecimentos preliminares.


Fica aqui, portanto, a dica de alguns livros que podem auxiliar quem começa a se aventurar no yoga. As sugestões foram feitas com base em livros que nos foram úteis e fizeram parte do nosso caminho e experiência pessoal com o yoga. São livros indicados pra quem tem está tendo o primeiro contato com o tema, mas também pra quem quer continuar se apronfundando e conhecendo sobre o assunto.


-Estudos sobre o Yoga ( CEPEUSP)
Esse livro, publicado pela USP, é uma coletânea de artigos escritos por diferentes autores, que integram o grupo de professores do curso de pós-graduação em Yoga da UniFMU. É nossa primeira sugestão pra quem quer ter uma visão abrangente e introdutória sobre o assunto.

- Yoga – Coleção Para Saber Mais – Caco de Paula e Marcia Bindo (Ed.Abril)
Esse livro pode ser adquirido através do site da Editora Abril. Também é uma ótima porta de entrada para o universo do yoga, com uma linguagem simples e acessível. Aborda as origens do yoga e suas diferentes visões, os textos clássicos sobre o assunto e grandes mestres contemporâneos.

- Yoga Prático – Pedro Kupfer (Fundação Dharma)
Como o próprio nome diz, é um livro de práticas de yoga. Nos capítulos iniciais apresenta em uma linguagem bastante clara e acessível, o que é o yoga, suas origens, além de dicas e cuidados ao praticar.

- A árvore do yoga – BK.S. Iyengar (Ed. Globo)
Esse livro é uma compilação de palestras e discussões desenvolvidas pelo renomado mestre indiano B.K.S. Iyengar , em que trata do yoga nos diferentes aspectos da nossa vida cotidiana.

- Yoga para o corpo, a respiração e a mente – Um guia para a reintegração pessoal – A.G.Mohan (Ed. Pensamento)
Esse livro esclarece de forma simples diversos conceitos relacionados ao yoga, trata sobre respiração, meditação, além de trazer fotos e ilustrações de posturas e recomendações para a prática pessoal.

- Aprendendo a silenciar a mente – Osho (Ed. Sextante)
Numa linguagem simples e irreverente, essa é uma boa sugestão pra quem quer entender o que é meditação.

Além desses livros, a web é outra grande fonte de informação sobre o assunto.
O site http://www.yoga.pro.br/ tem muito material disponível, artigos, livros online e uma seção voltada especificamente para iniciantes.
Pra quem lê em inglês, sugerimos o site da revista americana Yoga Journal (http://www.yogajournal.com/ ), que tem desde informações para iniciantes a seções dirigidas para professores.


Boa leitura!