8 de ago. de 2013

Como escolher um bom professor e estúdio para a prática de yoga?

Antes de sair em busca de um espaço para praticar é importante você ter uma ideia dos seus objetivos com a prática de yoga.

 Você está em busca de uma abordagem diferenciada para uma atividade física? Algo que lhe proporcione melhor qualidade de vida e lhe ajude a combater o stress? Pretende fazer uma prática mais vigorosa e energética ou busca algo mais introspectivo? Está com algum problema de saúde e recebeu indicação médica para praticar? Está procurando um caminho para autoconhecimento? A resposta a essas perguntas lhe servirá como guia para sua avaliação.

O yoga possui diversos caminhos e pra quem está tendo um primeiro contato com a prática, pode parecer difícil diferenciar essas abordagens e escolher por qual deles começar.
O Raja Yoga, por exemplo, é um tipo de yoga que trabalha exclusivamente com técnicas de concentração e meditação. Se você está buscando uma prática que envolva o trabalho com o corpo, então o Hatha Yoga é o indicado. O Hatha Yoga engloba todas as práticas de yoga que usam o corpo como instrumento para o autoconhecimento. Dentro do Hatha yoga há uma enorme variedade de modalidades como: Iyengar Yoga,  Ashtanga Vinyasa Yoga,  Yoga Clássico, Kundalini Yoga, Swasthya Yoga, Yoga Integrativa, Power Yoga, Vinyoga, entre outros. Se você quer saber um pouquinho mais sobre os diferentes estilos, dê uma olhada no artigo “O yoga e suas diferentes linhas”. Na web você poderá também encontrar informações adicionais sobre essas modalidades e assim ter uma ideia sobre cada uma delas. De qualquer modo, o melhor caminho é experimentar a prática pra conhecer o estilo que tem mais afinidade com você e seu objetivo pessoal.

Faça uma pesquisa prévia sobre as escolas na sua região. Veja a lista que elaboramos sobre os lugares para praticar yoga em Campinas, ao final desse artigo.  Visite o site das escolas e procure se informar sobre as linhas de yoga adotadas, sobre os professores e a proposta de trabalho de espaço. Depois de ter escolhido alguns espaços procure agendar uma aula experimental. A maioria dos espaços de yoga oferece a possibilidade de você fazer uma aula experimental, gratuita ou paga. Então, aproveite a oportunidade e vá experimentar. Conheça o lugar e veja se sente bem ali.  Converse com o professor antes de iniciar a prática. Não se acanhe em fazer perguntas. Saiba mais sobre o estilo ensinado na escola e sobre a formação do professor.  Se tiver algum problema de saúde, não deixe de avisar o professor para que ele possa tomar os cuidados necessários e lhe orientar da melhor maneira. Converse também com as outras pessoas que estão ali e veja se sente confortável.

Nem sempre em uma aula você terá condições de se decidir, mas já conseguirá ter uma ideia do espaço e do professor com que mais se identificou. Você pode também obter mais informações com amigos e outros praticantes de yoga.

Além das dicas que mencionamos aqui, sugerimos que você leia o artigo de Pedro Kupfer e uma matéria publicada pela Yoga Journal sobre esse assunto. Clique nos links abaixo para acessar as matérias:


Bom, esperamos que essas dicas possam lhe ajudar. Se tiver interesse em conhecer nosso espaço, seja bem-vindo. 
Entre em contato conosco para agendar sua aula experimental!


Espaços para Praticar Yoga em Campinas:

Hatha Yoga:
Espaço Spiralis   
Instituto Isvara  
Instituto de Yogaterapia  
MahiYoga   
Método DeRose Cambuí 
Método DeRose Flamboyant   
Padma Yoga e Terapias
Yoga Clássico Campinas
Yoga Natural 

Kriya Yoga:

Raja Yoga: