4 de jul. de 2014

Yoga Nidra, o Sono Yóguico

Por Vanessa Malagó

Yoga Nidra significa Sono Yóguico e é o nome que damos para uma técnica, mas também para o estado que pretendemos alcançar a partir dela. É o mesmo que acontece com o termo Meditação. Quando se diz uma frase como “vou meditar”, em geral, a intenção é a de dizer que vou realizar uma prática de meditação, mas isso não significa necessariamente que ao praticar alcançarei um estado meditativo. 

Em função disso, muitas vezes o Yoga Nidra é confundido com relaxamento. O Yoga Nidra produz um relaxamento profundo, mas o objetivo da prática vai além disso. O propósito da prática é o de explorar e transcender os diferentes estados da mente. O Yoga Nidra traz calma, tranquilidade e conduz a um estado de clareza e discernimento. Assim como a Meditação é uma técnica que atua para purificar os níveis mais profundos da mente. 
Podemos dizer que o Yoga Nidra é um estado de sono profundo consciente. No Yoga Nidra deixamos o estado desperto, passamos pelo estado de sonho e vamos para o sono profundo, permanecendo acordados. 

A técnica é relativamente simples e começa com um relaxamento do corpo. A prática envolve ouvir e sentir. Você deve acompanhar as instruções de seu professor sem muito esforço, procurando não intelectualizá-las. Assim que conseguir relaxar o corpo e achar uma postura confortável deitado, você deve permanecer completamente imóvel durante todo o restante da prática, que pode durar de 20 a 40 minutos.
Ao longo da prática trazemos consciência total no corpo e na respiração, de forma que a atenção se mova cada vez mais para dentro. Também é realizada a repetição de um Sankalpa.  O Sankalpa é uma resolução interior e toma forma de uma declaração mental que será impressa no subconsciente durante o Yoga Nidra. Deve ser uma frase curta que traduza com clareza um objetivo pessoal. Escolha um sankalpa que possa mudar sua vida como um todo. Algo que seja muito importante na sua vida e que você realmente acredite que possa conseguir.

Quando o relaxamento é muito grande é possível que você durma, mas no Yoga Nidra o objetivo é permanecer desperto e consciente.  Você será orientado durante a prática a não dormir . Quando se pratica Yoga Nidra pela primeira vez, há uma boa chance de não experimentar o estado de Yoga Nidra.  Você pode sentir-se muito relaxado, experenciando um estado de sonho consciente. Outra possibilidade, que com frequência acontece no início, é cair no sono profundo, perdendo a atenção consciente e assim não experimentando o verdadeiro Yoga Nidra. Não se preocupe se isso acontecer. O importante é  manter-se relaxado e persistir em sua prática!

Se quiser saber mais sobre o assunto, veja os artigos abaixo:

Yoga Nidra: Sono Profundo Consciente do Yoga, por Swami Jnaneshvara Bharati

YogaNidra: Mergulho no Eu, por Pedro Kupfer