YOGA E MEDITAÇÃO EM CAMPINAS

AULAS

No Padma Bhavam oferecemos aulas de yoga em diversos de horários no período da manhã, tarde e noite, direcionadas para pessoas de diferentes idades e perfis.


Nossas aulas reúnem desde alunos iniciantes a praticantes avançados e o professor direciona e adapta a prática conforme a condição de cada aluno. Nossas turmas têm tamanho reduzido, o que garante ao aluno uma atenção diferenciada.


Partimos da idéia do mestre indiano Krishnamacharya de que não há pessoas iguais e de que uma pessoa não é igual a todo momento. Portanto, em nossas aulas orientamos os alunos para que sua prática seja adaptada a sua realidade, levando em conta sua capacidade  e suas necessidades.


Veja abaixo modalidades de prática ensinadas no Padma Bhavam.

Consulte nossos horários e agende sua aula experimental.
 

HATHA YOGA- VINYASA

As aulas de Hatha Yoga do Padma Bhavam são aulas vigorosas, em que se trabalha o alinhamento postural, a consciência corporal e respiratória, a flexibilidade e o fortalecimento muscular.
 

Com duração de 1h, as aulas combinam elementos de diferentes estilos de HathaYoga. Há uma grande influência dos ensinamentos do mestre Krishnamacharya, a partir do conceito de vinyasa krama e do forte enfoque dado a respiração, e também do Iyengar Yoga (estilo desenvolvido pelo professor indiano B.K.S. Iyengar), a partir da ênfase dada ao alinhamento postural e da utilização de acessórios (como blocos, cintos, almofadões,etc), que podem ser utilizados para intensificar ou adaptar a prática a condição física do aluno.


ASHTANGA VINYASA YOGA

 
A respiração é o coração dessa prática. É um estilo vigoroso e fluido, que desenvolve flexibilidade, força, capacidade aeróbica e concentração, procurando trazer ao praticante a experiência da meditação em movimento. 
No Padma Bhavam ensinamos Ashtanga pelo método tradicional, que é conhecido como estilo Mysore. Neste tipo de aula, cada aluno trabalha no seu próprio ritmo e o professor realiza ajustes quando necessário e dá as orientações de forma individualizada. Mesmo que a aula aconteça em um grupo, as instruções são personalizadas, levando em consideração as diferenças de cada aluno, seu corpo, suas habilidades e dificuldades.
 

O sistema segue uma sequência fixa de posturas e nas primeiras aulas, o aluno aprende o começo da série, repetindo algumas vezes as posturas aprendidas, a fim de fixá-las. Conforme evolui em sua prática e à medida que memoriza a seqüência, novas posturas são incluídas nas aulas seguintes. Quem já pratica há algum tempo e já sabe a sequência recebe maioritariamente ajustes, e o professor vai apenas corrigindo alguns detalhes e ensinando novas posturas.
As aulas têm duração de 1h45, mas o tempo de execução da prática pode variar, já que cada um faz a sequencia no seu próprio ritmo.
 

A aprendizagem da sequência de posturas requer paciência, dedicação e prática regular.
Para saber mais sobre o ashtanga vinyasa yoga acesse: www.ashtangayogacampinas.blogspot.com 

YOGA SUAVE 

Nessas aulas executamos posturas de forma suave e pausada, explorando o alongamento, o fortalecimento muscular, a consciência corporal e o relaxamento.
As aulas estão direcionadas para a Terceira Idade, para pessoas que possuam restrições de movimento ou simplesmente, àquelas que desejem praticar uma aula menos vigorosa do que nossas aulas de hatha vinyasa e ashtanga vinyasa yoga. 

YOGA PARA GESTANTES

No Padma Bhavam não dispomos de turmas específicas  para Gestantes, mas as grávidas são bem-vindas em nossas turmas regulares de hatha yoga. Como a prática de hatha yoga é ajustada às necessidades individuais de cada aluno, realizamos na aula as adaptações necessárias para a gestante, de acordo com suas condições físicas e com o mês em que se encontra na gestação. Podemos, assim, oferecer uma grade de horários mais ampla, permitindo também que os futuros papais pratiquem junto, caso tenham interesse. 

A prática de yoga pode trazer diversos benefícios para a gestante, ajudando-a nesse período de profundas mudanças físicas e emocionais. Ajuda a aliviar desconfortos durante a gestação, trazendo mais vitalidade e serenidade, além de preparar a mulher fisicamente e emocionalmente para o parto. 
Se quiser saber mais sobre os benefícios do Yoga na Gestação, leia o artigo: “Por que praticar yoga durante a gestação"


Quando começar a praticar
A prática do Yoga durante a gestação normalmente não apresenta nenhum tipo de contra-indicação, mas recomendamos que você consulte seu médico antes e veja se está liberada para a prática de atividades físicas.


Para saber mais sobre os diferentes estilos de yoga, veja o artigo “O yoga e suas diferentes linhas”.

Confira nossos horários e agende uma aula experimental!


RECOMENDAÇÕES PARA A PRÁTICA DE YOGA:
- Chegue 10 minutos antes do início das aulas, assim você poderá se preparar com calma e aguardar o início da prática em relaxamento, na sala de aula.
-Use roupas leves e confortáveis que facilitem os movimentos do corpo.
- Procure dar um intervalo de no mínimo duas horas entre a última refeição e o horário da sua prática.
- É imprescindível a apresentação de um atestado de seu médico autorizando-lhe a praticar yoga, caso esteja em tratamento médico, tenha alguma restrição de movimento, realizado alguma cirurgia recente ou sofrido alguma lesão.
- A prática do Yoga é uma atividade que envolve movimentos físicos variados e, como qualquer atividade física, envolve o risco de lesões. Você é co-responsável por sua prática, portanto, respeite os limites de seu corpo e os sinais que ele dá durante e após a aula. Em caso de machucados ou dores em articulações, sempre avise o professor antes do início da aula.