AULAS


O Padma Bhavam é um espaço dedicado ao estudo e prática de Yoga e Meditação Desde 2010 oferecemos aulas regulares de Yoga em grupo, individuais, além de cursos de Meditação e aprofundamento em Yoga.




AULAS DE YOGA

Nossas aulas tem forte influência da tradição de Krishnamacharya. Ministramos aulas de duas modalidades de Hatha Yoga, trabalhando corpo e respiração de forma ativa e vigorosa: Vinyasa Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga.

As aulas reúnem alunos de diferentes idades e condições físicas, iniciantes ou já praticantes, e o professor direciona e adapta a prática levando em conta as capacidades e necessidades de cada um. Nossas turmas têm tamanho reduzido, o que garante ao aluno uma atenção diferenciada.




QUEM PODE PRATICAR

É preciso ter flexibilidade e força para fazer yoga? Essa é uma pergunta que as pessoas normalmente fazem quando pensam na prática do yoga.

Não, não é preciso ser flexível e forte para praticar porque isso é algo que a própria prática vai te proporcionar à medida que você se dedica a ela. Se tem algum pré-requisito para praticar? Dedicação, persistência e paciência.

Com dedicação e um prática regular os benefícios não demoram a aparecer.Se você tem o desejo sincero de aprender, venha como você é e seja bem-vindo!


Se for seu primeiro contato com o yoga ou com práticas de Vinyasa, ou se você estiver sedentário, sugerimos que experimente primeiro praticar aulas de menor duração, como as Vinyasa Yoga, onde você terá a oportunidade de trabalhar sequências de prática de forma gradual e consistente. Todas as aulas são conduzidas pelos professores e a cada bimestre desenvolvemos uma proposta de prática diferente.

Caso esteja com bom condicionamento físico e à medida que for evoluindo nas práticas de Vinyasa, fica o convite para conhecer as aulas de Ashtanga Vinyasa Yoga. As práticas nestas aulas são mais intensas, principalmente devido à maior duração, e autoconduzidas, ou seja, os professores ensinam uma sequência fixa de posturas, em que cada aluno aprende e pratica em seu próprio ritmo.

Veja abaixo o descritivo detalhado de cada modalidade e entre em contato conosco para podermos lhe orientar da melhor maneira.

VINYASA YOGA

Aulas vigorosas, em que se trabalha o alinhamento postural, a consciência corporal e respiratória, a flexibilidade e o fortalecimento muscular.
Com duração de 1h, as aulas combinam elementos de diferentes estilos de Hatha Yoga.




Trabalhamos com o conceito de vinyasa krama e as práticas dão grande enfoque a respiração, seguindo ensinamentos do mestre Krishnamacharya. Com influência do método Iyengar (estilo desenvolvido pelo professor indiano B.K.S. Iyengar), exploramos fortemente o alinhamento postural e fazemos uso de acessórios (como blocos, cintos, almofadões,etc), que podem ser utilizados para intensificar ou adaptar a prática às necessidades do aluno.










ASHTANGA VINYASA YOGA
É um estilo vigoroso e fluido, que desenvolve flexibilidade, força, capacidade aeróbica e concentração, procurando trazer ao praticante a experiência da meditação em movimento.

No Padma Bhavam ensinamos Ashtanga pelo método tradicional, que é conhecido como estilo Mysore. Neste tipo de aula, cada aluno trabalha no seu próprio ritmo e o professor realiza ajustes quando necessário e dá as orientações de forma individualizada.Mesmo que a aula aconteça em um grupo, as instruções são personalizadas, levando em consideração as diferenças de cada aluno, seu corpo, suas habilidades e dificuldades.
O sistema segue uma sequência fixa de posturas e, nas primeiras aulas, o aluno aprende o começo da série, repetindo algumas vezes as posturas aprendidas, a fim de fixá-las. Conforme evolui em sua prática e à medida que memoriza a seqüência, novas posturas são incluídas nas aulas seguintes.











As aulas têm duração de 1h45, mas o tempo de execução da prática pode variar, já que cada um faz a sequencia no seu próprio ritmo.
A prática de Ashtanga Vinyasa Yoga requer paciência, dedicação e prática regular. A conquista da primeira série do Ashtanga Vinyasa Yoga demanda de 1 a 3 anos de prática regular.


SAIBA MAIS SOBRE O QUE É VINYASA



Conheça a Saudação ao Sol, uma das sequências normalmente trabalhadas nas aulas de vinyasa e de ashtanga vinyasa yoga.




YOGA PARA GESTANTES

No Padma Bhavam não dispomos de turmas específicas para Gestantes, mas as grávidas são bem-vindas em nossas turmas regulares de vinyasa yoga. Como a prática de yoga é ajustada às necessidades individuais de cada aluno, realizamos na aula as adaptações necessárias para a gestante, de acordo com suas condições físicas e com o mês em que se encontra na gestação. Podemos, assim, oferecer uma grade de horários mais ampla, permitindo também que os futuros papais pratiquem junto, caso tenham interesse.





A prática de yoga pode trazer diversos benefícios para a gestante, ajudando-a nesse período de profundas mudanças físicas e emocionais. Ajuda a aliviar desconfortos durante a gestação, trazendo mais vitalidade e serenidade, além de preparar a mulher fisicamente e emocionalmente para o parto.
Se quiser saber mais sobre os benefícios do Yoga na Gestação, leia o artigo:
“Por que praticar yoga durante a gestação"

Quando começar a praticar
A prática do Yoga durante a gestação normalmente não apresenta nenhum tipo de contra-indicação, mas recomendamos que você consulte seu médico antes e veja se está liberada para a prática de atividades físicas.



AULAS PARTICULARES
Para quem precisa de uma atenção especial, ou quer fazer aulas em horários diferenciados, temos professores qualificados para atender a sua necessidade.
Entre em contato para mais informações.

MEDITAÇÃO
Trabalhamos com diferentes técnicas meditativas presentes na tradição yóguica. Nossas aulas são estruturadas na forma de curso com duração de 2 meses, com aproxidamente 8 horas de carga horária total. A cada módulo exploramos uma nova técnica, ensinando-a de forma gradual ao longo do curso.

Para saber mais sobre as aulas de meditação, clique aqui.


RECOMENDAÇÕES PARA A PRÁTICA DE YOGA:

- Chegue 10 minutos antes do início das aulas, assim você poderá se preparar com calma e aguardar o início da prática em relaxamento, na sala de aula.
-Use roupas leves e confortáveis que facilitem os movimentos do corpo.
- Procure dar um intervalo de no mínimo duas horas entre a última refeição e o horário da sua prática.
- É imprescindível a apresentação de um atestado de seu médico autorizando-lhe a praticar yoga, caso esteja em tratamento médico, tenha alguma restrição de movimento, realizado alguma cirurgia recente ou sofrido alguma lesão.
- A prática do Yoga é uma atividade que envolve movimentos físicos variados e, como qualquer atividade física, envolve o risco de lesões. Você é co-responsável por sua prática, portanto, respeite os limites de seu corpo e os sinais que ele dá durante e após a aula. Em caso de machucados ou dores em articulações, sempre avise o professor antes do início da aula.