VIVÊNCIA DE YOGA NO VALE DO MATUTU

RETIRO DE RENOVAÇÃO E VIVÊNCIA EM YOGA NO VALE DO MATUTU

15 a 18 de Junho de 2017

Com Ivan Zacharauskas e Vanessa Malagó

Venha renovar suas energias, unir-se à natureza e praticar yoga em um lugar repleto de verde, com lindos visuais e muitas cachoeiras.
Durante o retiro teremos práticas de yoga e meditação e bastante tempo livre para passeios, caminhadas e banhos de cachoeira.

O retiro acontecerá na Pousada do Matutu, no Vale do Matutu, em Aiuruoca, Minas Gerais.

Meditação, pranayamas e aulas guiadas de hatha yoga vinyasa, um estilo vigoroso e fluido, baseado na tradição de T. Krishnamacharya, e que tem a respiração como fio condutor.

As práticas acontecerão ao começo da manhã e ao final da tarde e nesse intervalo faremos trilhas às cachoeiras e picos dos arredores, com aqueles que queiram se aventurar.

Os participantes poderão também levar acompanhantes, que podem optar apenas pela hospedagem e alimentação, sem a necessidade de participar das práticas de yoga. 

O VALE DO MATUTU
Está localizado no município de Aiuruoca, em Minas Gerais. Envolvido por uma grandiosa e exuberante natureza, fica a 1300 metros de altitude, nas encostas da Serra do Papagaio e tem dezenas de nascentes, rios e cachoeiras . Atualmente o Vale é uma APA (Área de Proteção Ambiental) e faz limite com o Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Para saber mais:


A POUSADA
A Pousada do Matutu fica num ponto alto com um lindo visual do Pico do Papagaio e do vale.
Chegamos de carro até um ponto, onde estacionamos o carro e deixamos  as bagagens, que são levadas até a pousada por um burrico.Uma trilha de cerca de 10 minutos nos conduz até a pousada.
Há acomodações na casa principal com banheiro coletivo, e 4 chalés com banheiro privativo.
 




As refeições são um momento de encontro e confraternização, compartilhadas entre os hóspedes numa grande mesa. Um sino é tocado para anunciá-las.
A diária inclui 4 refeições: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. No café da manhã e da tarde há pães caseiros quentinhos, bolos, geléias e queijos, produzidos na cozinha da pousada. A alimentação é vegetariana e tudo muito fresco e feito com muito capricho.


O Templo da Ressurreição, ao pé de uma paineira centenária, é um espaço para encontros ecumênicos e todas as noites é possível participar de um culto ao som de cânticos gregorianos e orações.

Veja também o site da pousada:
http://pousadamatutu.com.br/pousada.htm







OUTRAS ATIVIDADES
SPA Aroma do Vale - http://www.aromadovale.com.br/
Loja do Paiol
Passeios à cavalo

PROGRAMA
15 de Junho, Quinta-Feira:
Manhã – Chegada ao Matutu e Recepção
13:00 – Almoço
15:30 – Reunião de Início dos trabalhos e Satsanga
17:00 – Café da tarde
19:30 – Culto
20:30 – Jantar

16 de Junho, Sexta-Feira:
06:15 às 07:45 - Prática de Yoga e Pranayama
08:00 – Café
09:00 – Livre /Caminhada
13:00 – Almoço
14:30 – Livre
16:00 às 17:00 - Meditação
17:00 – Café da tarde
19:30 - Culto
20:30 – Jantar

17 de Junho, Sábado:
06:15 às 07:45 - Prática de Yoga e Pranayama
08:00 – Café
09:00 – Livre /Caminhada
13:00 – Almoço
14:30 – Livre
16:00 às 17:00 - Meditação
17:00 – Café da tarde
17:45 – Sessão Cinema
19:30 - Culto
20:30 – Jantar

18 de Junho, Domingo:
06:15 às 07:45 - Prática de Yoga e Pranayama
08:00 – Café
09:00 – Livre /Caminhada
12:00 – Satsanga Encerramento
13:00 – Almoço

O programa se encerra depois do almoço. Hóspedes da pousada poderão sair na Segunda-Feira, 19 de Junho, após o café, se assim desejarem.


SOBRE IVAN E VANESSA
Compartilhando da vontade de aprender mais sobre o mundo e no fundo, sobre nós mesmos, viajamos muito, conhecemos novas pessoas, novos lugares, sonhamos, trocamos experiências, nos aventuramos. Nesse nosso caminho juntos descobrimos o yoga e a alegria de ensinar e partilhar nossas vivências com essa prática. 


Ivan Zacharauskas: Pós-graduado em Yoga pela UniFMU e Terapeuta Ayurvédico formado pela Clínica Dhanvantari, em São Paulo, onde também atuou como terapeuta. Trabalha com Ayurveda e Yoga desde 2005 e hoje é um dos coordenadores do Padma Bhavam Yoga e Meditação, em Campinas.



Vanessa Malagó: Pós-graduada em Yoga pela UniFMU, é praticante de yoga há mais de 15 anos e professora desde 2003. Durante 6 anos foi professora no Prema Yoga, em São Paulo. Atualmente é uma das coordenadoras do Padma Bhavam Yoga e Meditação, dá aulas de Ashtanga Vinyasa Yoga e Vinyoga, além de conduzir práticas de meditação e ministrar palestras e cursos com temas relacionados ao Yoga.





VALORES E INSCRIÇÃO
1) Para inscrever-se basta escolher abaixo a opção de hospedagem e prática, datas e forma de pagamento (à vista ou parcelado).

2) Em seguida mande um e-mail com suas escolhas que lhe enviaremos os dados para depósito e ficha de inscrição. Enviar e-mail para moradadolotus@gmail.com.





VAGAS LIMITADAS!!!

PAGAMENTOS
Em dinheiro, depósito em conta (necessário envio de comprovante) ou cheque.
Parcelamentos serão aceitos apenas mediante o uso de cheques.
Parcelamentos não serão aceitos após 15/04.

CANCELAMENTOS
Até 60 dias do início do retiro (15/04), reembolso parcial de 70% dos valores pagos, retirando 10% de custo administrativo.
Até 30 dias do início do retiro (15/05), reembolso parcial de 50% dos valores pagos, retirando 10% de custo administrativo.
A menos de 30 dias do retiro (após 15/05), não haverá reembolsos. Exceções serão tratadas individualmente.


RECOMENDAÇÕES
O que levar: roupas de frio, roupas leves de caminhada, bota ou tênis para caminhadas, garrafa de água ou cantil,  roupa de banho e toalha pequena para os passeios, protetor solar, mochila pequena para as trilhas, lanterna e tapete de yoga para as práticas.

COMO CHEGAR AO VALE DO MATUTU
Pra quem vem de SP ou Campinas: A distância é de aproximadamente 370 km e a viagem leva em torno de 5 horas e meia.

 Seguindo pela Fernão Dias há 2 opções de trajeto:
- Opção 1: 20 km após a entrada de Pouso Alegre/Sta Rita do Sapucaí, siga até o Km 322 (saída p/ Heliodora, Natércia e Circuito das Águas, via MG-456) vá até Lambari e pegue a saída p/ Caxambu, sentido Juiz de Fora. Esse caminho é um pouco mais curto, porém com menos sinalização.
- Opção 2: Passe a saída para Heliodora e continue na Fernão Dias  até o trevo de Campanha, entrada 775A na placa de indicação: "Circuito das Águas-MG". Dali siga até Caxambu, faça a rotatória na entrada da cidade e siga em direção a Juiz de Fora.

A estrada que leva a Juiz de Fora é Rodovia Vital Brasil (BR-267 ). Siga por ela até uma estrada variante desta, que conduz a Aiuruoca (há uma placa com indicação da cidade).Chegando em Aiuruoca, entre na cidade e siga pela rua principal até no fim, onde começará uma estrada de terra. Após 7km entre à direita numa bifurcação que tem a indicação MATUTU. Ande mais 10 km até chegar no Casarão do Matutu. À esquerda do Casarão haverá uma indicação para a Pousada do Matutu.

OBS: Se necessário, leve o mapa impresso ou baixe offline. O celular não pega bem em alguns trechos da estrada e não recomendamos que você dependa dele para se orientar.