YOGA SUTRAS

CURSO DE APROFUNDAMENTO EM YOGA:
Aprendendo e Vivenciando os Ensinamentos dos Yoga Sutras

6ª Edição

A quem se destina:
Praticantes de yoga que queiram aprofundar sua vivência com o yoga e aprender sobre a filosofia que fundamenta a prática.

O curso não requer nenhum conhecimento prévio sobre os temas que serão abordados.

Próximas Datas: 

Agosto de 2019
Módulo I – 16 e 17 de Agosto
Módulo II – 30 e 31 de Agosto
Sexta das 18h30 às 20h30 e Sábado das 8h30 às 17h30
Local: Padma Bhavam Yoga e Meditação, no Guanabara – Campinas

INSCRIÇÕES :
(19) 98178-0492 (Whatsapp) ou moradadolotus@gmail.com


Investimento: 2X R$ 290,00


Apresentação Geral


Os Yoga Sutras de Patanjali são considerados o mais importante e o mais antigo tratado de Yoga preservado até o presente. Seu tema central é o autoconhecimento e ele nos mostra como através da prática podemos transformar a nós mesmos e superar os obstáculos em nossa evolução espiritual. Ele descreve os trabalhos da mente humana e prescreve um caminho para alcançar uma vida livre de sofrimento.
Os Yoga Sutras não tratam de conhecimentos para serem simplesmente lidos e estudados, eles são para serem meditados e experienciados em nossa vida diária.

Através de uma linguagem acessível e de um enfoque prático e vivencial, vamos nesse curso mergulhar em alguns desses ensinamentos, identificando como eles se relacionam com a prática em nossos tapetinhos e como podem se fazer presentes em  nossas atividades diárias e em nossos relacionamentos.


Metodologia

Durante o curso apresentaremos diversos termos e conceitos da filosofia do Yoga, nem sempre explicitamente mencionados no texto, mas fundamentais para seu entendimento.  Para enriquecer nossa análise e discussão sobre os sutras apresentaremos a visão e interpretação de diferentes autores.

Caso você já tenha algum livro com a tradução comentada dos Yoga Sutras, poderá trazê-lo para o curso, se quiser. No curso faremos a indicação e breve avaliação de diferentes livros e autores que você poderá ter como referência para aprofundar seus estudos posteriormente.

As discussões e apresentações teóricas serão intercaladas por exercícios e práticas para experimentação e reflexão dos ensinamentos.


Carga horária: 18h


Conteúdo:

Módulo I
Nesse módulo introduziremos os Yoga Sutras, apresentado aspectos históricos e culturais, além de conceitos básicos da filosofia do yoga, essenciais para compreensão do texto. Também ensinaremos diversos conceitos e princípios do Samkhya, fundamentais para um entendimento mais profundo dos Yoga Sutras.
O foco desse módulo está nos Capítulos II e III dos Yoga Sutras. Discutiremos e analisaremos em detalhe alguns dos sutras presentes nesses capítulos e faremos exercícios e práticas para reflexão e vivência dos ensinamentos.

  
Programa
- Visão Geral dos Yoga Sutras
            - Contexto histórico e aspectos culturais
            - Sobre Patanjali
            - Darsanas
            - Principais comentadores dos Yoga Sutras e Referências Bibliográficas
- Sofrimento e Libertação
- Noções gerais do Samkhya
            - Purusa
            -Prakrti e suas manifestações

- Klesas: as raízes do sofrimento
- Samskara e Vasana
- Karma e Samsara
- Astanga Yoga:
            -Yama
            - Niyama
            -Asana
            -Pranayama
            - Pratyahara
            - Dharana
            - Dhyana
            - Samadhi

Módulo II
 Aqui nos aprofundaremos no significado do yoga, analisando em detalhe diversos sutras presentes nos Capítulos I e IV dos Yoga Sutras. Assim como no Módulo I, as discussões e apresentações teóricas serão intercaladas por exercícios e práticas para experimentação e reflexão dos ensinamentos.

Programa:
- A Definição de Yoga segundo os Yoga Sutras
-Os Citta vrittis: estados de consciência
-  Vairagya e Abhyasa : Desapego e prática
- Obstáculos no caminho do yoga
- Remoção dos obstáculos
- Tipos de Samadhi
- Kaivalya


Ministrante:VANESSA MALAGÓ

Praticante de yoga há mais de 20 anos e pós-graduada em yoga pela UniFMU, dá aulas de yoga desde 2003. Vanessa vivenciou diferentes estilos de hatha yoga. Praticou Iyengar Yoga durante vários anos e aprofundou-se nessa linha com o professor Sandro Bosco. Com Marcos Rojo conheceu a tradição de Kuvalayananda. O Ashtanga Vinyasa Yoga , que pratica regularmente, conheceu em 2004. Teve como professores Ana Paula Yjanne, José Roberto Marchezini, Bruno Bartulich e Fabio Sayão. Com Fabio Sayão e Leslie Kaminoff, que aprenderam com discípulos diretos de Krishnamacharya, se aproximou dos ensinamentos dessa tradição.
Atualmente é uma das coordenadoras do Padma Bhavam Yoga e Meditação, dá aulas de Ashtanga Vinyasa Yoga e Vinyoga, além de conduzir práticas de meditação e ministrar palestras e cursos com temas relacionados ao Yoga.

Começou a estudar os Yoga Sutras em 2004, durante sua pós graduação em Yoga. Os ensinamentos dos professores Marcos Rojo, Mario Ferreira, Lia Diskin, Lilian Gulmini e M. Laxman Gharote lhe despertaram o interesse por estudar mais a fundo esse texto, que até então lhe parecia tão árduo. Em 2006 se aprofundou no tema, participando de um Grupo de Estudos com o professor Colaço Veras. Desde então continua a estudar os Sutras.


A ideia de preparar um curso sobre esse tema surgiu da vontade de compartilhar o resultado desses anos de aprendizado e práticas sobre o enfoque desses ensinamentos. Sua proposta com o curso é apresentar as ideias centrais desse texto de forma acessível, permitindo que o aluno possa refletir sobre elas e vivenciá-las em sua vida cotidiana.