YOGA E MEDITAÇÃO EM CAMPINAS

YOGA

O que é yoga e qual o seu objetivo?

O yoga é uma filosofia milenar que teve origem na Índia. A palavra yoga vem do sânscrito e significa “união”, integração”. Esse estado de união a que se refere o yoga é a união do ser humano com sua própria essência. O objetivo do yoga é nos levar a um estado de paz e quietude, para que assim, possamos entrar em contato com nossa real natureza.

De acordo com o yoga, todos somos em essência felicidade. Mas não percebendo que já somos felicidade, buscamos incessantemente essa felicidade fora de nós, nos objetos externos. A prática de yoga possibilita o resgate desse contato consigo mesmo, permitindo que vivenciemos a felicidade permanente que habita dentro de cada um de nós.


Principais Benefícios

Qual é a sua busca? Quer melhorar sua postura? Seu condicionamento físico? Conseguir mais flexibilidade? Ter mais energia pra lidar com os altos e baixos do dia-a-dia? Quer diminuir o stress e a ansiedade? Estar mais presente e focado? Respirar melhor? Sentir-se disposto e de bom-humor?

Pra tudo isso o yoga pode ajudar. Os benefícios físicos em geral são os primeiros a aparecer. Através dos exercícios físicos e respiratórios realizados, os músculos do corpo são tonificados, os órgãos internos massageados, o funcionamento das glândulas é equilibrado e problemas respiratórios, digestivos e de coluna são evitados, atenuados ou até mesmo revertidos.

Mas os benefícios não se refletem apenas na saúde física. Exercitando-se de forma mais consciente, tomando contato com novos padrões posturais,alongando-se, explorando novas formas de alinhamento e respirando, atuamos sobre aspectos mais sutis, influenciando estados emocionais e mentais. A disposição, a energia, o bem-estar, o humor e a concentração são significativamente melhorados com a prática. Mais do que tudo, a prática do yoga nos oferece um caminho para o autoconhecimento e bem-estar, nos ajudando a enfrentar as turbulências da vida com paz e equanimidade.


Quem pode praticar

Qualquer pessoa pode praticar yoga, independente da idade e do condicionamento físico que possui. O único pré-requisito para começar a praticar é ter vontade de aprender.

O yoga é método de autoconhecimento, mas acima de tudo,uma filosofia prática. Como dizia Sri. K. Patthabi Jois (mestre indiano que ajudou a disseminar o Ashtanga Vinyasa Yoga), “Yoga é 99% prática e 1% teoria. Faça sua prática e tudo virá.”

Portanto, com dedicação e um prática regular os benefícios não demoram a aparecer.Se você tem o desejo sincero de aprender, venha como você é e seja bem-vindo!

SAIBA MAIS SOBRE NOSSAS AULAS E CONFIRA NOSSOS HORÁRIOS E VALORES.


Recomendações para a prática de Yoga:

- Chegue 10 minutos antes do início das aulas, assim você poderá se preparar com calma e aguardar o início da prática em relaxamento, na sala de aula.
-Use roupas leves e confortáveis que facilitem os movimentos do corpo.
- Procure dar um intervalo de no mínimo duas horas entre a última refeição e o horário da sua prática.
- É imprescindível a apresentação de um atestado de seu médico autorizando-lhe a praticar yoga, caso esteja em tratamento médico, tenha alguma restrição de movimento, realizado alguma cirurgia recente ou sofrido alguma lesão.
- A prática do Yoga é uma atividade que envolve movimentos físicos variados e, como qualquer atividade física, envolve o risco de lesões. Você é co-responsável por sua prática, portanto, respeite os limites de seu corpo e os sinais que ele dá durante e após a aula. Em caso de machucados ou dores em articulações, sempre avise o professor antes do início da aula.